Se você admira os prédios cuidadosamente planejados de Brasília, sedes dos poderes, e curte as outras tantas obras de arte do saudoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, certamente é fã de Arquitetura Moderna, estilo dessas construções.
O movimento começou no século XX, com o objetivo de desprezar os adornos das antigas arquiteturas gótica e barroca, e usou o concreto armado como elemento marcante. Brasília, por exemplo, começou a ser desenvolvida em 1956.
O movimento modernista se expandiu em grandes obras urbanas até a década de 1980. Além do concreto, ferro e aço foram muito utilizados em projetos. São exemplos de construções a Catedral de Brasília (Niemeyer, 1958) e Edifício Copan, em São Paulo (Niemeyer, 1951). A Arquitetura Moderna é usada até hoje, porém vem sendo incrementada pela Contemporânea, cujo foco é sustentabilidade.
“A Arquitetura Moderna foi o desprendimento dos ornamentos clássicos, ela nasceu com a necessidade de reconstrução da Europa no período pós-guerra. Os arquitetos tinham a intenção de produzir uma arquitetura racional, sem enfeites”, diz a arquiteta Isabella Nalon.
Para o arquiteto Gabriel Amaro, a Arquitetura Moderna trouxe novas formas e jeitos de construir. “Sua maior herança é a planta livre de alvenarias, pois a estrutura tornou-se independente, permitindo ambientes mais amplos e arejados”, explica ele.
Ícones da arquitetura surgiram junto com o modernismo, detalha a arquiteta Karina Korn. “Com obras incríveis. Por exemplo, Le Corbusier foi um dos maiores arquitetos modernistas, e podemos ver em suas obras as características de uma Arquitetura Moderna – simples, mas não simplória. São linhas retas, formas geométricas”.
Arquitetura moderna ainda hoje
A casa moderna é pensada desde o início do projeto, do layout, das escolhas de acabamentos, para ser uma residência agradável e tornar a vida mais prática e funcional possível. “Ainda é muito usada hoje em dia. A Arquitetura Moderna escolhe linhas retas e formas puras, e passa a sensação agradável em quem usa o espaço, além de praticidade”, afirma Karina.
A arquiteta Isabella Nalon ressalta que a arquitetura Contemporânea possui influências modernas. “A diferença é que a Arquitetura Moderna era produzida como uma receita pronta para qualquer situação, uma das críticas ao movimento. Já a Contemporânea visa com mais intimidade a resolução dos problemas”.
+ Encontre um novo imóvel para você
O post Arquitetura Moderna: tudo o que você precisa saber apareceu primeiro em ZAP em Casa.
Arquitetura Moderna: tudo o que você precisa saber Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário