A biomimética na construção civil vem sendo posta cada vez mais em pauta. Isso porque ela traz consigo novas perspectivas para o desenvolvimento de uma construção, ocasionando assim novas vias de otimização e resultados. Dessa maneira, conhecer suas aplicações e funções é primordial para ter bons efeitos. Acompanhe e entenda.
O que é biomimética?
Antes de qualquer coisa, é imprescindível que possamos compreender o que é a biomimética para assim entendermos suas aplicações na construção civil. Desse modo, é importante que tenhamos em mente a ideia de que a natureza é, por si só, construção sustentável, ou seja, nada é rejeitado ou inutilizado.
Sendo assim, tudo faz parte de uma cadeia harmoniosa entre os ecossistemas, e assim a biomimética trabalha no entendimento e replicação de soluções naturais às diversas áreas de conhecimento.
Para que possamos compreender mais afundo, é adequado entendermos a origem do termo. O mesmo é derivado do grego bios, que significa vida e mimésis que significa imitação.
Sendo assim, é a partir desta técnica que se torna possível compreender e se atentar para a harmonia da natureza, com o intuito de replicá-la em diversos contextos da vida cotidiana, que vão além da construção civil. Um exemplo, neste sentido, é como o avião voa: partiu-se da observação do voo dos pássaros para o desenvolvimento do seu mecanismo.
Biomimética na construção civil: Como aplicar?
O setor da construção civil é um dos que mais necessita de recursos naturais para ser posto em prática. Dessa maneira, é preciso empreender em novas possibilidades que consumam uma quantidade menor e mais interessante de produtos naturais, além de tornar a obra sustentável por si só.
Não é de hoje que discutimos sobre a sustentabilidade na construção civil, mas, a biomimética vai um pouco além disso. Ela trabalha não somente com o que estamos acostumados a ver, como a energia solar. Mas sim, ela se baseia em soluções inteligentes que impulsionam diretamente no desempenho de uma obra.
Por exemplo, há construções que utilizam de informações observadas no bico do tucano para equilibrar a temperatura de prédios e obras de maneira geral. Assim como observam cada detalhe minucioso da natureza para aplicar e replicar no dia a dia, impactando o menos possível no meio ambiente.
Com isso você poderá aplicar a biomimética na construção civil se atentando para a economia de água e luz, a partir de diversas atividades, equilibrando temperatura, isolamento acústico adequado, conforto, segurança, bem estar, enfim. Tudo que é necessário para vivermos bem, de maneira sustentável e harmoniosa.
Sustentabilidade é a nova era
A sustentabilidade é a nova era que devemos enfatizar a partir de agora. Isso está atrelado não somente com o uso na construção civil, como também em qualquer área de trabalho. Afinal, é imprescindível manter os cuidados com a natureza, além de desencadearmos sempre novas medidas sustentáveis para garantir o desenvolvimento das funções mais simples do dia a dia, como a de aquecer um apartamento, por exemplo.
Isso porque além de economizar muito mais em diversos quesitos, estaremos ainda protegendo a nossa casa, ou seja, nosso planeta.
O post Biomimética na construção civil: entenda o que é apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
Biomimética na construção civil: entenda o que é Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário