Escolher entre o tipo de closet aberto ou fechado requer um estudo minucioso do local que o mesmo será feito. Afinal, tudo depende do espaço, clima, possibilidade de organização, entre outros fatores igualmente importantes. Para tanto, elaboramos este guia para lhe ajudar justamente nesta empreitada. Veja a seguir.
Closet aberto ou fechado: Qual o melhor?
Para que possamos entender se o closet aberto ou fechado é a melhor opção, é de suma importância que saibamos as vantagens e desvantagens de cada um. Abaixo você compreenderá estes pontos e poderá “pesar” para ver o que é mais positivo para você.
Para ler mais tarde: Área de Serviço Pequena – Dicas Para Otimizar, Organizar e Decorar
Vantagens e desvantagens de cada um
Separamos as vantagens e desvantagens de cada um, considerando alguns critérios com o intuito de criarmos uma comparação entre as duas opções. Assim, ficará muito mais justa a análise e você terá mais subsídios para a sua escolha. Atente-se:
Closet aberto
O closet aberto possui diversas vantagens, além de ser uma opção muito mais prática e rápida. Para tanto, listamos as vantagens e desvantagens, de acordo com as características do modelo:
- Você precisará investir menos: Tendo em vista que não haverá a necessidade de fazer um pequeno espaço reservado com paredes, por exemplo, para a construção do mesmo. Mas sim, investirá apenas nas araras e nas prateleiras de fato.
- Espaço: Em contrapartida a economia, este tipo de closet tende a ter um espaço um pouco mais limitado. É claro que você pode otimizar espaço organizando suas roupas, porém, é importante compreendermos que não dá para ocupar o “quarto inteiro” com esse tipo de closet, pois poderia deixar a aparência um pouco bagunçada.
- Arejamento: Como estamos tratando de um closet que não terá paredes e tampouco portas, automaticamente teremos muito mais ventilação no ambiente. Assim, especialmente se você tem problemas com umidade, este modelo tende a deixar as roupas mais protegidas contra esse impasse.
- Possibilidade de organização: Em um closet aberto você pode se sentir um pouco mais limitado quanto às possibilidades de organização. Isso porque talvez não irá querer investir em muitas prateleiras sem padrões de tamanho, por exemplo. Dessa maneira, talvez opte por algo menor e mais simples, o que causará menos possibilidade de organização para as suas roupas e acessórios.
- Promoção de efeito decorativo: Se você organizar bem as suas roupas, sapatos, bolsas e acessórios, poderá ainda transformar o seu closet em algo muito marcante na decoração do seu quarto. Mas, para isso, será necessário preparar uma combinação com cores, estilo de dobrar roupas, etc. Mas, em suma, você poderá decorar o seu quarto de uma maneira barata e simples.
- Sujidades: Você não terá as suas roupas muito protegidas contra poeira ou outro tipo de sujidade que possa acometer a mesma. Por isso, deverá se manter sempre atento para organizar e manter a limpeza. Além de que as prateleiras abertas inibirão que o cheirinho de amaciante permaneça.
Closet fechado
- Há um investimento maior no início: Já que você construirá paredes e acabamentos a mais do que acontece no closet aberto. Isso sem deixar de contar a necessidade de araras e prateleiras.
- Espaço: Há muito mais espaço quando fazemos um closet fechado. Isso porque podemos construí-lo de acordo com as nossas necessidades, sem temer que deixar as roupas à mostra torne tudo um pouco bagunçado. Mas sim, manterá tudo no lugar sempre bonito e organizado.
- Arejamento: Se a sua casa possui muitos problemas de umidade e infiltração na parede, talvez seja melhor você ter um olhar ainda mais apurado neste sentido. Tendo em vista que um closet fechado pode acabar ocasionando o acúmulo de umidade no local.
- Possibilidade de organização: Como você estará criando um closed fechado, poderá investir em uma grande quantidade de repartições e prateleiras. Isso porque não parecerá exagerado, uma vez que será composto por um acabamento discreto, uma vez que será fechada a porta do seu closet e tudo se manterá lá dentro, sempre arrumadinho.
- Promoção de decoração: Novamente temos que destacar que como o closet será fechado, ele não será tão visível. Por conta deste fator, você não o terá como um ponto alto na decoração do seu quarto. É claro que dentro dele, por si só, poderá tudo ficar bonito e arrumado, mas, estamos nos referindo à uma decoração mais aparente, é claro.
- Sujidades: Este modelo protegerá muito mais as suas roupas, tendo em vista que ela não terá contato com o externo e, portanto, terá menos acúmulo de pó, por exemplo. Além de que manterá o cheirinho de roupa lavada por muito mais tempo.
Closet aberto ou fechado? Qual escolher?
Agora que você já pôde compreender as diferenças e as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos, é hora de pôr na ponta do lápis as possibilidades. Assim você poderá analisar qual combina mais com as suas necessidades e lhe atenderá de um modo efetivo.
Leia também: Despensa Para Cozinha – Inspirações e Como Escolher, Otimizar e Organizar
Afinal, não existe uma única resposta para qual é o melhor, closet aberto ou fechado. Mas sim, é necessário se atentar também para fatores que envolvem o espaço que você tem disponível, o seu orçamento e até mesmo a quantidade de roupas que precisam de organização.
O post Closet aberto ou fechado: Qual o melhor? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
Closet aberto ou fechado: Qual o melhor? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário