Conhecer os tipos de sapata é essencial para que a sua construção seja feita de modo efetivo, ainda mais ao considerarmos que a mesma é um elemento responsável pela resistência e durabilidade. Sendo que, dessa maneira, ela é a base, abaixo da superfície, que possui força par absorver as cargas que a edificação pode emitir, distribuindo no solo como um alicerce.
Partindo disso, é necessário conhecer os tipos de sapata para saber quando utilizar cada opção. Acompanhe a seguir e saiba mais.
O que é uma sapata?
Você ainda tem dúvidas sobre o que é uma sapata? Então, antes de qualquer coisa, vamos caracterizá-la brevemente. As sapatas nada mais são do que elementos da fundação executadas a partir do concreto armado. Assim, este concreto recebe em seu interior barras de aço, ou, em alguns casos, armaduras que resistem a flexão, torção e tração. Sendo assim, a armadura absorve as tensões, transferindo-as para o terreno.
Desse modo, as sapatas são responsáveis pela segurança da estrutura, promovendo assim uma distribuição que mantenha o edifício sempre de pé, sem efeitos colaterais.
Tipos de sapatas: Veja quais são
Caracterizaremos quatro tipos de sapatas para você conhecer suas características e aplicações. Veja a seguir e saiba mais:
Sapata isolada
Este tipo de fundação é mais superficial e simples, sendo uma das mais utilizadas na construção civil. Desse modo, esta sapata é dimensionada para suportar e transmitir todos os esforços de uma única coluna ou pilar. Justamente por conta disso é vista como “isolada”, pois estará atrelada à apenas uma parte.
Sapata corrida
A sapata corrida, por sua vez, é capaz de suportar cargas que são de elementos contínuos, distribuindo cargas linearmente, como muros, paredes e pilares ao longo de um mesmo alinhamento. Costumeiramente utiliza-se de concreto ciclópico (ou seja, com adição de pedras).
Sapata alavancada
A sapata do tipo alavancada é usada quando a base da mesma não coincide com o centro de gravidade do pilar, sendo por questões de divisas de terreno ou outros obstáculos que possa gerar este efeito. Assim, esta viga ou coluna é criada entre duas sapatas, com o intuito de equilibrar o conjunto transferindo parte dos esforços, chamando-se de viga alavanca.
Sapata associada
Este é um dos tipos de sapatas que relaciona-se com duas ou mais sapatas que ficam próximas demais por conta de uma questão estrutural ou, até mesmo, falta de espaço. Este tipo de sapada associada é criada para que seja evitada a sobreposição das bases, sendo que isso atrapalharia a construção. Dessa maneira, ela precisa ser rígida o bastante para receber a carga dos pilares de cada uma das sapatas que são isoladas.
Use a opção adequada
Escolher dentro os tipos de sapata mais adequada é essencial para que haja um resultado seguro e efeito. Tendo em vista que a segurança da obra e do edifício está diretamente relacionado com a fundação da obra e todo o seu desempenho. Por conta disso, é essencial a contratação de engenheiros qualificados para que seja estudada a estrutura do terreno e assim se alinhe de um modo seguro e efetivo.
O post Tipos de sapatas: Conheça quais são apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
Tipos de sapatas: Conheça quais são Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário