O concregrama vem sendo cada vez mais utilizado na decoração de jardins de diversas residências. Isso porque além de promover um acabamento lindo, ele ainda deixa o ambiente mais confortável e, até mesmo, mais “limpo” em dias de chuva.
Entretanto, se você ainda não conhece esta incrível maneira de decorar o seu jardim, então está mais do que na hora de aprender sobre o assunto. Abaixo lhe disponibilizamos um guia completo. Veja!
O que é concregrama?
Um concregrama (também chamado de pisograma) nada mais é do que uma peça de concreto utilizada para na pavimentação de áreas externas. Por conta disso, você poderá encontrá-la em jardins, quintais, estacionamentos, corredores e até calçadas.
Trata-se de um material em que o assentamento é feito no solo de um modo como se a peça tivesse sido apenas “encaixada” no meio da grama.
Leia também: Qual a Melhor Máquina de Cortar Grama?
Este material apresenta orifícios vazados que dão passagem para o gramado e com isso promovem um acabamento bonito e até mesmo confortável para caminhar.
Sendo assim, o concregrama é muito utilizado em projetos de paisagismos, uma vez que é altamente decorativo e mantém delimitações no terreno, que podem ser bem interessantes.
Além disso, o mesmo é capaz de proteger o seu gramado contra o esmagamento, fazendo com que o mesmo cresça sempre forte e saudável.
Outro ponto que podemos destacar é que este tipo de assentamento não é difícil de ser feito. Isto é, qualquer pessoa que queira aprender sobre o assunto poderá apostar na possibilidade e assim usufruir dos resultados.
Como instalar?
Se você quer aprender a fazer a instalação em sua casa, acompanhe este passo a passo e saiba tudo sobre o assunto.
Materiais necessários
- Tábuas de madeira;
- Terra vegetal com adubo;
- Martelinho de borracha;
- Serra rotativa;
- Enxada;
- Soquete;
- Linha e medidor de nível;
- Esquadro;
- Estacas;
- Areia.
Limpeza, delimitação do espaço e nivelamento
- Primeiramente, limpe todo o ambiente em que você irá assentar o seu concretograma. Retire qualquer material que possa atrapalhar o processo de assentamento.
- Delimite a área em que você irá colocar as peças. Isto é, utilize a madeira para fazer uma espécie de contenção nas extremidades.
- É imprescindível que esta contenção esteja bem firme, pois ela evitará que haja qualquer desnivelamento durante o processo de instalação, sendo que isso poderia comprometer o resultado final.
- Com os passos anteriores postos em prática, é hora de você fazer o nivelamento no local. A área precisa ser bem preparada e, para isso, você deve utilizar estacas, esquadro, linha e nível.
- Lembre-se de planejar o caimento natural no terreno, para que a água da chuva não fique parada, ok?
Compactação
- Assim que finalizar os cuidados anteriormente citados, é hora de partir para a compactação do solo. Este cuidado é muito importante para que haja uma firmeza adequada no assentamento.
- Para isso você pode fazer de modo manual ou utilizando um compactador propriamente dito. Tudo dependerá do tamanho da área. Quanto maior, mais demorado o modo manual poderá ser.
- Tente manter um nivelamento e uma uniformidade durante todo o processo de compactação. Assim você manterá o solo estável e livre de problemas.
Instalação do meio-fio
- Na verdade, este passo não é uma verdadeira regra. Mas sim, apenas uma dica para deixar o terreno mais bonito e um acabamento mais esteticamente equilibrado.
- Portanto, você poderá instalar as guias nas laterais, apenas para dar um acabamento de concreto a todo o seu concregrama.
Leia também: Enfeites para Jardim: Dicas, Ideias, Modelos
Preparação de acordo com o tráfego
O concregrama pode ser instalado tanto em ambientes que apresentam um tráfego pesado (de carro, por exemplo), quanto para tráfego leve (apenas pedestres). Abaixo explicamos cada uma das formas:
- Tráfego leve: Para o tráfego leve, você deverá preparar a área com areia. Para isso, cubra a região com pelo menos 3 centímetros de areia e nivele com a régua de pedreiro.
- Tráfego pesado: Neste caso, você deverá fazer uma prévia preparação com bica corrida ou brita com 10 mm de espessura. Depois da camada de brita, aplique a mesma camada de areia que você aplicaria na opção anterior.
Colocação e assentamento
- Inicie o encaixe sempre por uma das extremidades do bloco.
- Observe sempre o alinhamento entre uma peça e outra, para não provocar desnivelamento durante a instalação.
- Utilize o martelo de borracha para o arremate ser feito com cuidado, sem o risco de danificar o concreto.
- É muito importante que você não fique circulando sobre a área que foi preparada com areia, pois isso poderia danificar o nivelamento feito anteriormente.
Plantando a sua grama
- Com tudo pronto, é hora de preencher os orifícios do seu concregrama.
- Para isso, preencha os buraquinhos com areia adubada, pelo menos até a metade.
- Depois faça o plantio das sementes ou dos blocos de grama (conheça aqui os tipos de grama) e regue de maneira regular.
- Para aparar o gramado, utilize apenas roçadeira com fio de nylon.
Quais são as vantagens?
Agora que você já aprendeu como é o processo de instalação, está na hora de conhecer as vantagens deste tipo de assentamento. Afinal, assim será mais fácil você decidir se aposta nesta possibilidade para decorar o seu jardim de frente, não é mesmo? Acompanhe:
- Promove a drenagem da água da chuva: O concregrama possui o poder de drenagem, ajudando a evitar problemas como alagamentos. A grama irá absorver esta água e não permitirá que haja a formação de poças, evitando, inclusive, que a água chegue até a sua casa.
- Sustentabilidade: O mesmo trata-se de um material sustentável, especialmente quando comparado com outras opções de paisagismo.
- Resistência: Apesar de ser simples, o mesmo como é feito de concreto é super resistente.
- Facilidade na instalação: Qualquer pessoa que queira aprender poderá instalar.
- Baixo custo: Por ser feito de concreto, não costuma apresentar um valor muito elevado para a compra.
- Agilidade: Dependendo da área em que se deseja fazer o assentamento, a agilidade é um ponto alto que faz com que o acabamento aconteça rapidamente.
- Suporta todos os tráfegos: Tanto carro quanto pedestre poderá circular sobre os blocos de concregrama.
- Fácil remoção: Caso seja necessário remover, você não terá problemas com isso. Rapidamente concluirá o processo e ainda poderá reutilizar as peças.
- Versatilidade: Você poderá encontrar diversos modelos disponíveis no mercado. E, com isso, poderá escolher o design que mais combina com a fachada da casa, por exemplo.
- Manutenção simples: Você não precisará se preocupar com manutenções complicadas e demoradas. Em poucos instantes você já terá aparado a sua grama e o seu jardim já estará lindo novamente.
Modelos para te inspirar
Viu só como a instalação pode ser simples e ainda você pode usufruir de diversos benefícios incríveis? Pois é! Por isso, para finalizar este artigo, vamos ainda lhe apresentar diversos modelos inspiradores. Acompanhe a nossa seleção a seguir:
O que não faltam são possibilidades, não é mesmo? Então conta pra gente aqui nos comentários qual foi o seu modelo favorito, inspire-se e decore a sua casa de uma maneira incrível!
O post Concregrama: Como instalar, vantagens e modelos apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
Concregrama: Como instalar, vantagens e modelos Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário