O steel frame, também conhecido como light steel frame, vem sendo cada vez mais utilizado em diversas obras civis. Isso porque o mesmo apresenta um processo construtivo diferenciado, além de promover algumas vantagens que destacaremos no decorrer deste artigo.
Para saber mais sobre esta alternativa e, dessa forma, descobrir se esta opção é interessante para você, acompanhe este nosso guia de hoje. Veja tudo o que você precisa saber, logo a seguir.
O que é steel frame?
Em linhas gerais, o steel frame se trata de um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado. O mesmo é formado a partir de estruturas de perfis de aço galvanizado.
O fechamento é feito a partir do uso de placas. Aqui, você poderá utilizar placas cimentícias, de madeira, drywall, entre outras opções que forem interessantes para você e sua obra.
Dessa maneira, podemos entender que resumidamente a estrutura do steel frame é, basicamente:
- Fechamento externo;
- Isolantes termoacústicos; e
- Fechamento interno.
Trata-se de um processo mais limpo para as obras, visto que não há a necessidade do uso de água. Por conta disso, o desenvolvimento “seco” faz com que você tenha, em certo ponto, até menos sujidades durante a construção.
Vale lembrarmos, inclusive, que este sistema é extremamente preciso, e isso cabe não somente na hora de comprar os materiais de construção. Mas sim, a própria execução é extremamente precisa e gera praticamente 0% de resíduos.
Afinal, estamos trabalhando com algo que possui dimensões definidas, sem a necessidade de cortes de excessos das peças, por exemplo. Consequentemente, a obra pode ser barateada neste quesito.
Todavia, no caso de obras em que há mais de um pavimento, a separação é feita através da construção de lajes mais leves. Visto que os perfis de aços galvanizados são revestidos por madeira ou placa cimentícia, por exemplo.
Por que usar? Conheça as vantagens
Agora que você já sabe como funciona e o que é o steel frame, deve estar se questionando sobre por que apostar nesta possibilidade, não é mesmo? Pensando nisso, listamos a seguir todas as vantagens deste sistema. Acompanhe:
- Versatilidade: Como mencionamos no decorrer deste artigo, este sistema de construção pode ser visto como algo versátil e que promove muitas possibilidades pra você. Isso porque você poderá escolher dentre algumas opções de acabamento.
- Isolamento: O steel frame é uma das melhores formas de você garantir um bom isolamento acústico e térmico para o ambiente.
- Construção mais rápida: Como estamos tratando de algo mais preciso e com cálculos que promovem a compra e o desenvolvimento correto da obra, podemos destacar, dessa maneira, a agilidade na obra. É possível, inclusive, que algumas casas sejam finalizadas em até 15 dias.
- Estrutura mais leve: Os perfis feitos de aço galvanizado são muito mais leves e, consequentemente, não geram grandes esforços de carga em sua estrutura.
- Sustentabilidade: Vale destacarmos o impacto sustentável deste tipo de construção, visto que não há a necessidade de uso de água, por exemplo. Além disso, os resíduos são reduzidos durante a obra.
- Precisão: Como já destacamos, a precisão na execução faz com que haja uma expressiva redução de erros, tornando ainda o steel frame um dos sistemas mais confiáveis atualmente.
- Custo benefício: Apesar de apresentar diversas vantagens, não se engane pensando que este tipo de sistema irá encarecer a sua obra. Muito pelo contrário! O steel frame pode ser mais barato que o sistema comum de concreto e estruturas metálicas. Além disso, a agilidade na construção diminui os gastos com a mão de obra, por exemplo.
Estes pontos já são mais do que suficientes para compreendermos a importância e os benefícios de utilizar este tipo de sistema, não é mesmo? Todavia, continue lendo e entenda também quais são os pontos negativos do processo.
E as desvantagens? Quais são?
Apesar de apresentar muitos pontos interessantes, precisamos sempre lembrar que todos os tipos de construções contam tanto com qualidades, quanto com defeitos, é claro. Todavia, você deverá colocar na balança as seguintes considerações:
- Quantidade de pavimentos: Se você está pensando em construir um grande empreendimento, esta não será a melhor opção para você. Visto que o limite recomendado é de até 5 pavimentos. Mais do que isso, a estrutura talvez não apresente a segurança esperada.
- Mão de obra: Apesar de que a execução é mais rápida e diminui os gastos com a mão de obra, do mesmo modo será mais dificultoso encontrar especialistas. Visto que são necessários treinamentos específicos para tal.
Contudo, para saber se esta será uma boa opção para você, é necessário que saiba avaliar tudo que envolve a sua obra. A necessidade de agilidade, encontrar mão de obra, vantagens quanto a redução de resíduos e assim por diante. Desse modo, certamente você tomará uma decisão ainda mais assertiva sobre o uso de steel frame.
O post Steel Frame: O que é? Por que usar? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
Steel Frame: O que é? Por que usar? Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário