A porta lambril é uma verdadeira tendência na decoração dos mais diversos ambientes. Trata-se de uma opção muito utilizada na porta de entrada, tendo em vista o seu acabamento mais elegante e diferenciado. De todo modo, o mercado decorativo apresenta muitos estilos diferentes desse mesmo modelo, e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Acompanhe e fique por dentro.
O que é porta lambril?
Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é porta lambril e o que a difere de outras possibilidades costumeiramente utilizadas. Em linhas gerais, esta porta nada mais é do que uma opção feita a partir de faixas, que são os lambris, sendo estas faixas verticais ou horizontais.
As mesmas ficam levemente inclinadas, e podem ser feitas a partir de diversos tipos de materiais diferentes.
Quais os tipos de porta lambril?
Existem diversos tipos de porta de lambril que podem ser utilizadas na sua casa para deixá-la mais bonita e atraente. Dentre elas, listamos algumas possibilidades abaixo para você se inspirar. Acompanhe e saiba mais.
1- Alumínio
A porta de alumínio é muito utilizada em ambientes mais funcionais, como lavanderias, por exemplo. Elas trazem um acabamento mais sóbrio e sério para a decoração, além de facilitarem a higienização do espaço. Afinal, basta passar um pano seco que a mesma já ficará bem limpa.
2- Madeira
Em contrapartida, as opções com madeira apresentam um acabamento um pouco mais sofisticado. Costumam ser utilizadas na entrada de casa, por conta do seu efeito decorativo.
Além disso, a madeira é capaz de deixar o ambiente mais aconchegante e com uma melhor acústica, tendo em vista o equilíbrio que apenas a madeira é capaz de desencadear em qualquer ambiente.
Entretanto, por conta de todas as suas vantagens, este costuma ser um dos modelos de porta lambril mais caro do mercado.
3- PVC
As portas de PVC também são comumente utilizadas em espaços mais funcionais como garagens e lavanderias. De todo modo, quando o ambiente necessita de algo mais econômico (como no caso de pousadas), pode-se utilizar este modelo para outras finalidades.
Costuma ser mais econômico, além de promover uma fácil portabilidade, uma vez que é mais leve. A limpeza também é facilitada. Porém, não há nenhum tipo de isolamento acústico ou térmico com este modelo e, por conta disso, talvez não seja a alternativa mais adequada para quartos, por exemplo.
4- Com vidro
As opções com vidro são mais sofisticadas e desempenham um papel importante no ambiente. Isso porque a porta de lambril com vidro é capaz de:
- Desencadear uma melhor iluminação natural, que abrange uma economia de energia elétrica;
- Ampliar ambientes com o uso de vidro e/ou espelhos, uma vez que estes materiais otimizam o espaço e causam a ilusão de amplitude.
Dessa maneira, além de ser uma alternativa bonita, ainda cria outros benefícios para o espaço em que é instalada.
5- De correr
A porta de correr também pode contar com o acabamento em lambris para criar um efeito diferenciado na decoração como um todo. De todo modo, ela ainda traz o benefício de economizar espaço. Assim, se o quarto, escritório ou ambiente em questão for muito pequeno, a porta de correr pode ser a mais adequada.
Lembre-se apenas de considerar o trilho e o posicionamento da mesma. Para que assim a instalação seja a mais interessante possível.
6- Colorida
Se você gosta de uma decoração um pouco mais tumblr, por exemplo, você pode apostar nas possibilidades coloridas. A porta lambril colorida cai muito bem em quartos infantis ou em escritórios home office que contem com um acabamento mais descontraído e bonito.
7- Pivotante
As portas pivotantes são costumeiramente utilizadas na entrada das casas. Isso porque as fachadas decoradas ficam ainda mais lindas com este modelo de porta maior. Assim você cria uma amplitude e traz um toque de decoração contemporânea e muito moderna para a sua casa.
O ponto que podemos perceber como negativo é com relação à instalação desse tipo de porta. Primeiro porque tende a ser mais cara a mão de obra, além da porta em si. Segundo porque você terá que “quebrar” um bom pedaço da sua parede para que ela caiba corretamente onde você quer instalá-la.
8- Com duas folhas
Para quem quer uma maior circulação de ar no ambiente e, com esse tipo de medida, diminuir a umidade, por exemplo, pode apostar na porta lambril com duas folhas. Elas tendem a ser maiores e permitem uma maior entrada de ar. Com isso criam um acabamento aconchegante, confortável, bonito e muito interessante.
Em contrapartida, é necessário um espaço mais amplo para este tipo de instalação. Caso contrário, será preciso adaptar o ambiente para essa necessidade.
9- Com painéis de madeira
Por fim, você pode ainda apostar na possibilidade que é feita em conjunto com painéis de madeira. Eles compõem o acabamento da sua porta lambril, deixando tudo ainda mais bonito e estiloso. Entretanto, você precisará de um investimento maior, tendo em vista o custo da madeira.
Além disso, será necessário um espaço maior para que seja aplicado o painel, especialmente se o mesmo for colocado na entrada. Afinal, ele precisará fazer parte da decoração da fachada da casa.
Como escolher o melhor modelo?
Agora que você já entendeu o que é este modelo de porta e já conheceu diversos tipos diferentes, é hora de aprender a escolher o melhor tipo para a sua casa. Assim, você pode se basear nos seguintes pontos:
- Investimento: Primeiro você precisa estipular, obviamente, quanto deseja investir na instalação de uma nova porta para a sua casa. Assim você já pode descartar os modelos que ficam acima do que você espera.
- Tamanho adequado: Depois de decidir quanto você quer gastar, é preciso escolher o tamanho adequado que você pode adquirir. Para isso, considere o espaço disponível e o quanto você está disposto a investir em uma reforma na sua casa que adapte o ambiente, caso necessário.
- Necessidade de ampliar ambiente: Se você precisa ampliar o ambiente, ou pelo menos tornar o mesmo “menos apertado”, você deve considerar a possibilidade de vidro ou de correr, por exemplo. Lembre-se sempre da funcionalidade proposta pelo tipo que você quer instalar na sua casa.
- Decoração: Por fim, considere o estilo de decoração que você já tem na sua casa. Tendo em vista que há a necessidade de criar um complemento, uma harmonia com a escolha da porta. Afinal, não dá pra escolher uma porta de PVC para uma decoração provençal, por exemplo, não é mesmo?
Ao seguir todas as dicas, certamente você terá um resultado incrível na sua casa.
O post Porta lambril: Como é? Modelos e dicas apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
Porta lambril: Como é? Modelos e dicas Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário