Usar e abusar de uma única cor, seja ela qual for. Ao gosto do morador, a cozinha monocromática é tendência na decoração e pode deixar o espaço mais bonito e aconchegante. Arquitetos consultados pela nossa equipe dizem que é possível usar só uma cor e não deixar o ambiente over ou enjoativo. Se você, ainda assim, acha demais, pode usar vários tons da mesma coloração.
“A cozinha monocromática é uma tendência mundial e se consolidou especialmente no Brasil, onde esses ambientes estão cada vez menores. O mercado imobiliário privilegia as áreas sociais. E quando você usa só uma cor, o ambiente parece maior, mais amplo”, explica a arquiteta Cátia Ferreira.
Para a arquiteta Izabel Cristina Rossi, a cozinha monocromática tem funcionalidade, capacidade de manter o ambiente clean e organizado, além da sensação de amplitude causada por uma mesma paleta de cores.
“A escolha do tom é pessoal. O arquiteto deixa claro as sensações proporcionadas pelas cores e como elas devem ser combinadas com outros aspectos, como iluminação, para bem-estar dos moradores“.
Entre as cores mais usadas, a arquiteta Fabiana Vasconcelos, da Fato Arquitetura, destaca o rosa, que traz luminosidade e é acolhedor, o verde, mesclando várias tonalidades, além de azul, vinho e branco.
“A principal dica é escolher bem a cor, para não causar arrependimento. Lembrando que cores marcantes podem se tornar cansativas, e as escuras – muito elegantes -podem diminuir o espaço”.
Cátia indica branco, fendi, alumínio e tons mais argilosos, que se equiparam ao aço inox dos eletrodomésticos. “Existe também uma tendência de embutir geladeiras e fornos nas frentes dos armários”.
Vários estilos em uma só cor
O estilo monocromático valoriza um único tom ou variações de uma mesma cor. Tanto as texturas devem ser escolhidas como também o peso ou leveza dos móveis e seus tons. Uma tendência são poltronas na cozinha cor azul, com textura de veludo, o que gera peso para o ambiente.
“Podemos mostrar para o cliente diversos exemplos de cozinha monocromática. Cada um terá os mais variados estilos. Ousado, drama, industrial, sofisticado, vintage, elegante, luxuoso. Cada estilo pode preencher as necessidades dos mais diversos lifestyles”, aponta Izabel.
Para Fabiana, criar uma cozinha monocromática, exige criatividade. “Você poderá brincar com os diferentes tons ao comprar o aparelho de jantar, os utensílios, as cortinas, as toalhas de mesa ou os elementos decorativos.Cozinhas monocromáticas são muito versáteis e se adequam a qualquer estilo, desde o industrial até o clássico”.
Tendência minimalista na decoração
Menos é mais. Pois é, há uma tendência minimalista na decoração que tem tudo a ver com a cozinha monocromática. A ideia é ter somente móveis e objetos essenciais. “Os itens acabam se destacando. Menos itens, mais destaque”, diz Fabiana.
Cátia Ferreira explica que a cozinha, hoje, além de uma área de trabalho, é um local de visualização. A maioria é americana ou gourmet, fica aberta para outros ambientes.
“Os objetos estão cada vez mais reduzidos. Aceita-se uma cafeteira, uma bandeja, alguma decoração escultórica. Mas não se aceita um escorredor de pratos, um porta-tempero. Todas as questões funcionais ficam ocultas dentro dos armários, dando um aspecto clean”.
Leia Mais:
+ Ideias para reformar uma casa antiga
+ Por que apostar na decoração com espelhos
+ Encontre o seu novo imóvel num ZAP
O post Cozinha monocromática é tendência na decoração de 2020 apareceu primeiro em ZAP em Casa.
Cozinha monocromática é tendência na decoração de 2020 Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário