Pode ser um detalhe em volta da pia ou do vaso sanitário, uma parede, a parte de dentro do box ou o ambiente inteiro. O banheiro decorado com pastilhas é uma escolha acertada: elas são versáteis, com dezenas de formatos, tamanhos, cores e materiais. Ou seja, combinam com tudo. Ah, e não saem de moda: há sempre novas variedades no mercado.
A arquiteta Karina Korn afirma que faz o banheiro decorado com pastilhas na maioria dos seus projetos. Ela diz que são materiais leves, que permitem curvas sem recorte nas peças. “São atemporais, a moda vem e vai e elas se transformam. Mas as tradicionais quadradas estão sempre por aí. Gosto muito e não vejo problema em usar em todo o banheiro”.
A profissional explica que as lisas são clássicas e atemporais, com cores mais sóbrias ou divertidas, coloridas. Sempre fáceis de combinar. “Tem gente que diz que por terem muitos rejuntes acabam sendo de difícil manutenção. Não concordo. Aprendendo a limpar da maneira certa, não tem erro, principalmente porque se usa rejunte acrílico”.
Escolher não é fácil
A escolha pode ser um pouco difícil, porque além da imensa quantidade de cores, existem os materiais. A de vidro é mais tradicional, mas há de porcelana, inox, resina, mármore, cerâmica, entre outras. O essencial, diz a arquiteta, é contratar um instalador com experiência em banheiro decorado com pastilhas.
“Não é um serviço simples. Na maioria das vezes elas vêm teladas, e a instalação precisa ser perfeita. Não se deve colar uma a uma para não ter pastilhas tortas. Elas não deveriam soltar (com o tempo), mas muitas vezes isso acontece. Então, vale usar sempre o material de rejunte e a cola indicados”, ressalta Karina.
Pastilhas de porcelana
Nos últimos anos, as pastilhas de porcelana ganharam destaque pela beleza, resistência e fácil limpeza. São produzidas a partir de um processo que alia o artesanal à tecnologia. Submetidas à alta temperatura, as peças ganham uma estética exclusiva, graças à queima, explica o gerente comercial da Cerâmica Atlas, Alexandre Moscardini.
De acordo com os tipos de esmaltes utilizados, as pastilhas de porcelana podem ter diferentes características em sua estética: brilhantes, acetinadas, rústicas ou reativas. Elas também são conhecidas pelo pequeno formato, que garante um visual charmoso e delicado aos projetos. Podem ser quadradas, retangulares ou hexagonais.
“As hexagonais estão sendo muito procuradas, já que, além de lindas, permitem explorar diferentes estilos dentro de um projeto. Pastilhas são peças que exploram diferentes formatos e cores, além de serem fáceis de limpar e se adequarem a diferentes temperaturas”, conta Moscardini.
Excelente opção
As pastilhas são ótimas para áreas molhadas, já que são revestimentos com fator de absorção de água abaixo de 0,5%. Ou seja, não sofrerão mudanças na tonalidade em razão do excesso de umidade, por exemplo.
Na limpeza do dia a dia, o gerente comercial da Cerâmica Atlas indica pano umedecido com detergente neutro, que facilmente tira impurezas e poeira. “Já para os dias de faxina pesada, pode ser usado saponáceo cremoso ou líquido, evitando solvente e materiais abrasivos, como palha de aço, porque podem manchar a peça”, finaliza.
Veja agora como transformar um banheiro
Leia Mais:
+ Conheça as melhores plantas para apartamento
+ Veja como escolher a pedra de granito para as pias da sua casa
+ Dicas para esconder os revestimentos antigos
+ Caixote de madeira é peça marcante na decoração
+ Alugar ou comprar um apartamento é com o ZAP
O post Veja por que apostar em banheiro decorado com pastilhas apareceu primeiro em ZAP em Casa.
Veja por que apostar em banheiro decorado com pastilhas Publicado primeiro em https://revista.zapimoveis.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário