sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Segurança na obra: Como garantir a segurança dos profissionais

Garantir a segurança na obra é de extrema importância. Cumprir com todas as diretrizes e apostar em medidas que sejam positivas para os trabalhadores são as melhores formas de garantir uma obra segura e que não impacte negativamente os colaboradores.

Afinal, só quem já pisou em um canteiro de obras sabe o quanto todo cuidado é pouco. Visto que acidentes podem acontecer sendo desencadeados por diversas contingências.

segurança na obra

Por isso, portanto, elaboramos este nosso guia de hoje. A seguir, daremos todas as informações necessárias para que você, juntamente com a sua equipe, desenvolva um ambiente saudável e seguro. Acompanhe.

Segurança na obra: Principais causas de acidente

Antes de qualquer coisa, é imprescindível que você conheça quais são as principais causas de acidentes em uma construção. Assim, saberá por onde começar no processo de garantia de segurança na obra. Veja a seguir, portanto, a lista com principais incidentes e acidentes:

1- Quedas de materiais e trabalhadores

Trabalhar em um canteiro de obras é, inevitavelmente, estar exposto a algum tipo de altura. Seja muito elevada, ou não tanto. E não importa qual a altura em si, uma queda de uma pessoa, dependendo da forma que acontece, pode ser grave e muito prejudicial.

Por isso, garantir que todos os equipamentos de segurança sejam utilizados é de suma importância. Pois apenas dessa forma as quedas poderão ser inibidas, além de que, caso ocorra, o profissional terá o amparo necessário para garantir a segurança.

2- Falta de sinalização

A falta de sinalização, muitas vezes, pode ser uma das maiores causas de acidente em um canteiro de obra. Isso acontece pois, por um descuido, o profissional pode acabar pisando em um local sem firmeza, ou tocar em alguma fiação duvidosa, por exemplo.

Por isso, qualquer possibilidade de haver risco para a segurança, independente do motivo, a sinalização é imprescindível.

Leia também: Preço da Construção por M2 para 2020

3- Uso errôneo de equipamentos

Saber utilizar os equipamentos corretamente é extremamente importante. Apenas dessa forma você garantirá a firmeza ao manusear uma ferramenta, que inibi o acontecimento de acidentes.

Afinal, sabemos que em um canteiro de obras, os equipamentos utilizados podem apresentar diversos riscos. E, caso os mesmos sejam utilizados de modo negligente, os resultados podem ser extremamente graves.

segurança na obra

4- Doenças de pele

Por conta do manuseio de diversos produtos, como cimento e cal, a pele pode acabar apresentando alguns tipos de irritações. Por isso, todo cuidado é pouco. É preciso que o profissional utilize roupa adequada, além de apostar no uso constante de luvas.

Vale lembrarmos que o mesmo vale para aqueles que possuírem irritações respiratórias e oculares. Óculos de proteção e máscaras são importantes equipamentos de EPI que devem ser utilizados sempre que houver qualquer tipo de exposição do trabalhador.

5- Choque elétrico

Aqui, novamente estamos falando da segurança na obra que tem relação com equipamentos, sinalização e, inclusive, experiência. Afinal, sem estes fatores, os riscos de choque elétrico se elevam. Pelos seguintes motivos:

  • Uso errôneo de um equipamento elétrico;
  • Falta de sinalização para áreas que já foram energizadas;
  • Falta de experiência no manuseio de algum equipamento.

Para ler mais tarde: Comprar planta pronta ou contratar um arquiteto?

6- Desorganização

A desorganização também é outro fator que costuma impactar – e muito – na falta de segurança na obra. Afinal, materiais espalhados e até mesmo entulhos podem ser muito perigosos.

Por exemplo, pregos pelo chão podem dar margem para que alguém pise nos mesmos, causando feridas profundas ou superficiais, na medida em que pode expor o trabalhador a doenças como tétano.

Portanto, lixo é no lixo, e qualquer tipo de material que possa ser pontiagudo ou agressivo deve ser mantido em algum lugar apropriado, e não espalhado pelo chão, ok?

7- Negligência

Por fim, não podemos deixar de citar a negligência. Ela pode aparecer de diversas formas, em diversos ambientes de um canteiro de obra.

A negligência pode ser a falta de utilização dos equipamentos de segurança. Ou então, pode surgir a partir da falta de cuidado na hora de utilizar determinado tipo de ferramenta. E assim por diante.

É preciso estar atento a tudo que envolve a segurança na obra, não permitindo que o comodismo atrapalhe os cuidados.

Como prevenir?

Agora que já pudemos discutir quais são os tipos de acidentes mais corriqueiros em um canteiro de obra, é hora de pensarmos na prevenção dos mesmos. Abaixo trouxemos algumas dicas importantes que poderão lhe auxiliar quanto a isso.

1- Treine sua equipe

Primeiramente, procure treinar a sua equipe. Busque sempre aprimorar o conhecimento dos mesmos, apostando em, inclusive, tutoriais de modo correto de utilização dos mais diversos tipos de ferramentas e equipamentos.

Além disso, mostre toda a importância de manter o ambiente organizado, na medida em que os direciona sobre a melhor forma de manter todo o canteiro de obras. Assim, consequentemente os riscos de acidentes diminuem.

2- Utilize EPI e EPC

Lembre-se sempre da importância de utilizar e enaltecer o uso de equipamentos de segurança. E isso vale tanto para as opções individuais, quanto coletivas. Assim, evita-se que grande parte dos acidentes aconteçam, apenas por manter a segurança de cada indivíduo preservada.

E vale lembrar que uma pessoa insegura pode provocar a insegurança de todo o grupo. Por isso que a cultura do uso de equipamentos precisa ser implementada de uma maneira inteligente, que faça toda a equipe enxergar a importância dos mesmos.

3- Equipamentos e ferramentas de qualidade

Outro cuidado muito importante que deve ser mantido é com relação aos tipos de equipamentos e ferramentas utilizados na sua construção. Visto que a segurança na obra também está atrelada a qualidade destes materiais.

Às vezes o barato pode sair caro, ok? Por isso, sempre invista em maquinários e ferramentas que sejam de marcas consagradas, e que apresentem um bom histórico de consumidores. Assim, você não só preza pela qualidade do serviço, como também, pela segurança de todos os trabalhadores.

Leia também: Revestimento de madeira: Para pisos, Paredes e Teto

segurança na obra

4- Diretrizes obrigatórias e serviços

Por fim, fique sempre atento à todas as diretrizes obrigatórias, serviços de segurança e equipamentos de proteção. Assim, você garante o conforto, bem estar e a saúde de toda a sua equipe. Veja a seguir o que deve ser levado em consideração:

  • Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT);
  • Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT);
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Equipamentos de Proteção de Coletiva (EPC)

Considerando todos estes pontos, certamente você manterá a segurança na obra.

O post Segurança na obra: Como garantir a segurança dos profissionais apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Segurança na obra: Como garantir a segurança dos profissionais Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário