quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Piso sobre piso: Cuidados e como aplicar

Utilizar o piso sobre piso é uma ótima maneira de otimizar tempo e serviço. Visto que, ao se deparar com uma reforma em casa, costumeiramente desejamos que a mesma aconteça de um modo efetivo e relativamente rápido, não é mesmo?

Dessa forma, apostar no uso de piso aplicado no piso pode ser bem interessante. Mas, para que os resultados sejam os melhores possíveis, o ideal é que você se atente para todas as dicas que lhe daremos hoje. Acompanhe em nosso texto.

piso sobre piso

Cuidados do piso sobre piso

O piso aplicado piso, de maneira geral, não requer cuidados tão diferentes e específicos quando comparamos com outras possibilidades. Primeiro porque dependerá do tipo de revestimento que você irá escolher. Segundo que, na prática, o que muda é apenas a base de aplicação.

Isto é, após finalizado, o seu piso será igualmente qualquer outro, dentro de sua perspectiva de elevar o chão, é claro. Todavia, você deverá manter os cuidados com higiene, por exemplo, como manteria em qualquer piso.

Além disso, os cuidados para não arranhar também são importantes. Entretanto, o único ponto que deverá ter uma atenção a mais é com relação às infiltrações.

Como você estará colando um piso em cima do outro, poderá se tornar um tanto difícil enxergar as infiltrações. É aí que você deverá observar, com frequência, se o piso está oco ou inchado. A fim de prevenir o problema ou resolvê-lo o quanto antes.

Lembre-se também de garantir que não haja rachaduras no piso. Se perceber algum desnível ou alguma alteração, é melhor verificar e garantir que o piso debaixo não rachou e/ou inchou por algum motivo.

Com estes cuidados postos em prática, você garantirá um piso bonito e duradouro.

piso sobre piso

Como aplicar?

Para aplicar o seu piso aplicado no piso você deverá tomar algumas medidas específicas. De todo modo, a aplicação não é complicada e tampouco demorada, desde que você se atente para os cuidados que deverá ter. Veja a seguir o passo a passo:

Leia também: Como Assentar Cerâmica em Banheiro?

1- Limpeza da base

O primeiro passo neste processo é a limpeza que você fará na base. Afinal, não dá para simplesmente despejar a massa sobre o piso antigo, ok? É preciso que além de limpar a base, você também observe se não há nenhuma peça solta, oca, ou até mesmo quebrada ou estufada. É preciso garantir uma base estruturada.

Além do mais, as características da base podem ser um sinal de alerta com relação a outros problemas que podem aparecer. Por exemplo, no caso de piso oco você pode estar lidando com infiltrações e vazamentos. E, neste caso, deverá imprescindivelmente resolver o problema antes de dar continuidade ao processo.

Para isso, remova o piso antigo e verifique a qualidade do seu contrapiso, antes de simplesmente passar uma nova camada sobre a antiga. Visto que esta negligência pode desencadear muitos problemas mais tarde.

Com estes cuidados postos em prática, você poderá iniciar a limpeza propriamente dita. O ideal é que você remova qualquer tipo de gordura ou sujeira que possa ter no piso, para que o mesmo fique livre de qualquer impeditivo de aderência da massa.

piso sobre piso
Com o piso aplicado sobre o piso você poderá aplicar o acabamento que desejar, sem a necessidade de investir em um tipo de revestimento específico.

Veja também: Como assentar Porcelanato: 3 dicas

2- Reajuste do ambiente

Quando você faz a aplicação do piso aplicado sobre o piso, automaticamente o nível do chão é elevado, por motivos óbvios de que a nova camada de piso elevará o mesmo. Dessa maneira, você deverá ter o cuidado de manter todo o ambiente preparado para este fim.

Por exemplo, com relação à altura de portas, tomadas e acabamentos como rodapé, você deverá fazer todo o reajuste necessário para que o piso seja colocado de uma maneira eficiente.

De maneira geral, o ideal é que todos os revestimentos tenha uma folga de pelo menos três milímetros do piso. Por isso, estude o ambiente que será reformado a fim de garantir que este tipo de cuidado poderá ser posto em prática de um modo efetivo.

3- Aplicação da argamassa

Antes de aplicar a argamassa sobre o piso antigo, você deve verificar a qualidade da aderência do mesmo. Para isso, observe se a superfície é lisa o suficiente para garantir que haja um bom assentamento.

Caso a mesma não seja lisa, o ideal é que você lixe e ainda aplique uma camada de verniz para que a aderência seja garantida. Assim que você fizer este preparo, poderá então fazer a preparação da massa propriamente dita.

Todavia, o ideal é que você utilize a argamassa colante para promover um bom resultado. Prepare a mesma e vá assentando o piso como você assentaria se estivesse aplicando a primeira base, pela primeira vez.

Depois da aplicação, aguarde o tempo adequado para a secagem do assentamento e pronto! Você já poderá fazer a finalização do modo que desejar, como por exemplo, a aplicação dos rejuntes.

Leia mais: Como Assentar Cerâmica? Passo a Passo

Vantagens e desvantagens

Antes de decidir aplicar o piso aplicado sobre o piso, vamos ainda conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens do mesmo. Acompanhe a seguir:

Vantagens

  • Agilidade: Visto que a aplicação é mais rápida do que remover o piso antigo e reestruturar o contrapiso para o novo assentamento.
  • Facilidade da aplicação: Pelo mesmo motivo acima você aplicará rapidamente o piso.
  • Acabamento impecável: O piso não aparentará que há outra camada abaixo do mesmo.

Desvantagens

  • Dificuldade para observar infiltrações e rachaduras: Como você terá duas camadas de piso sobre o chão, poderá ter mais dificuldades na hora de visualizar o aparecimento de alguma infiltração. Além de que rachaduras na primeira camada poderão ser imperceptíveis.
  • A limpeza pode demorar: Caso o primeiro piso apresente qualquer tipo de alteração, ou até mesmo acúmulo de gordura, a limpeza pode ser visto como um empecilho que demorará.
  • Reajuste do ambiente: Ter que mudar a altura das portas, tomadas e outros tipos de cuidados semelhantes podem ser vistos como um impeditivo de facilidade. Entretanto, com os cuidados corretos você acabará o reajuste rapidamente.

Caberá a você, a partir das considerações acima, decidir se esta opção é ou não adequada para a sua casa.

Quando finalizado, o piso sobre piso fica praticamente imperceptível. Na realidade, apenas se você falar como ocorreu a aplicação que as pessoas que visitarem a sua casa notarão. Mas, para que isso aconteça, o reajuste do ambiente tem que ser feito com cuidado e de modo eficiente.

Qual o melhor piso para utilizar na aplicação?

Na verdade, não existe uma única opção que possamos apontar como a melhor para este fim. O que deverá ser levado em conta é o seu orçamento e o tipo de acabamento que você quer para o ambiente.

Por exemplo, você quer um piso frio? Ou quer uma opção como um piso térmico? Prefere um acabamento fosco ou brilhante? A escolha será muito mais estética do que de “efeito” na aplicação.

Além disso, o valor do piso também deverá ser levado em conta, visto que você deverá escolher a opção mais condizente com as suas necessidades, é claro.

Assim, certamente você terá ótimos resultados com o seu piso aplicado sobre o piso e a reforma da sua casa ocorrerá de maneira rápida e efetiva. Depois é só vir aqui nos falar um pouquinho sobre a sua experiência.

Leia também: 10 pisos indicados para banheiro – Veja Aqui

O post Piso sobre piso: Cuidados e como aplicar apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.

Piso sobre piso: Cuidados e como aplicar Publicado primeiro em https://www.tudoconstrucao.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário